***

***

Tramas geométricas

ESCULTURA E LITERATURA DA TINTA 


Foi Kandinsky pioneiro da pintura abstrata. Teceu lentamente a teia pictórica que o levaria à abstração. Por meio de trabalho paciente de intensa reflexão, fez da prudência sua estrela-guia, num caminho até então obscurecido por padrões fortemente enraizados em torno do objeto, da figuração e do real. .


Falava sobre o “conteúdo semântico das formas” como um conteúdo-força, que toda forma e cor possui e que suscita movimentos espirituais diferentes. As possibilidades combinatórias são infinitas, assumem significados e se tornam significantes na consciência de quem percebe. Para Kandinsky, ”o signo não pré- existe, é algo que nasce do impulso profundo do artista e, portanto, é inseparável do gesto que o traça” (Argan 1998: 318). 


Sobre a supressão do objeto na pintura, Kandinsky demonstrava a necessidade de um receptor evoluído para sua compreensão e acreditava que a evolução da arte se faria nessa direção. Acreditava, ainda, que todo processo evolutivo se fazia por acúmulo, por somatória de saberes e experiências. Longe de ser anulada pela nova, a sabedoria anterior era sustentáculo, alicerce para a construção de novos conhecimentos e idéias que se desenvolviam a partir dela. 

O cubismo rompeu com várias características da arquitetura renascentista, com a continuidade espacial, com a aproximação do interior e exterior e com a associação espaço-tempo. Inovou e radicalizou uma forma de expressão arquitetônica. A influência cubista contribuiu imensamente para a evolução da arquitetura mundial. cubismo rompeu com várias características Inovou e radicalizou uma forma de expressão ar
A reapropriação da realidade das grandes cidades, compostas por linhas paradoxais, retas tortuosas, trôpegas, de distinta geometria que se cruzam em esquinas cheias de ângulos que engolem e são engolidas, sufocam padronagems de cores opacas, formam um amontoado morno e saturado de sentidos tal qual os indivíduos perdidos nas solicitações sociais.


Reflete o hedonismo contemporâneo, padronizado, sem horizontes e melancólico, a entrega ao presente e ao prazer, ao consumo que não sugere realização, sugere mais desejo e a ausência de valores e de sentido para a vida.
 defendia
Submersos sob uma infinidade de artifícios que dão a ilusão de controle absoluto sobre tudo e todos, tentamos desesperadamente nos agarrar mais e mais à ilusão voluntarista de controle e segurança da realidade.

Pensar e meditar acerca dos acontecimentos imprevisíveis e ferimentos inevitáveis permite revelar outras possibilidades, que não apenas representações dadas a priori pelas determinações do impessoal. Em lugar de tentar bloquear a emergência dos sentidos singulares que se desvelam, permite uma apropriação temática da experiência.

As linhas que escorrem seguindo uma imprevisibilidade contida faz uma reflexão e tematização acerca da impossibilidade de controle absoluto das condições da existência do homem. Repelindo esse lugar de controle e asseguramento absolutos, permitindo-se pensar a possibilidade da entrega, "deixar ser" em relação ao mundo.
Neste trabalho a artista Roberta Dacosta procura acentuar a busca pelo contraste entre tramas geométricas mais rigorosa

"Distinta geometria"

2008 Acrílico sobre Tela (1x1.50)


Entre nós e o mundo no ambiente contemporâneo estão os meios tecnológicos de comunicação, ou melhor, de simulação. Eles não nos informam o mundo; o refazem, "hiper-realizam" o mundo, transformando-o num grande espetáculo. Na era do tratamento, lidamos cotidianamente com o esvaziamento do antagônico entre o real e a ficção, logo a reprodução, ou melhor, a ficção se dá a tal ponto que o que era naturalmente oposto perde sentido e, na busca da reprodução perfeita da realidade, acabamos preferindo a imagem ao original, a cópia ao objeto. A reprodução perfeita da realidade se torna tão mais interessante, que a própria realidade parece incapaz de brilhar por ter se perdido no imaginário do que deveria ser. 

Mas nunca será, pois o simulacro "hiper-realizado" amplifica, satura e exagera nossas expectativas."Esvaziamento do antagônico"2008 Acrílico sobre Tela (170x50)

 segundo movimento de mudança, que aponta para uma maior depuração das pinturas, se faz sentir nos trabalhos mais recentes,


 Pertence a esse novo grupo a série TRAMAS GEOMÉTRICAS, um dos destaques da exposição. 


São quatro telas realizadas pela artista para com borra de café,