***

***

Seus trabalhos também evidenciam como é rico, diverso e ao mesmo tempo coerente o percurso trilhado por Roberta Dacosta .

Não é casual a escolha pelo caminhar através do Expressionismo Abstrato, além  do movimento da pintura combinar a intensidade emocional do expressionismo alemão com a estéticaantifigurativa das Escolas abstratas da Europa, rompeu com a pintura de cavalete e elegeu como suporte a parede ou o chão, o que permitia que a artista estar literalmente "na"ou dentro da pintura.
No ateliê, o que funciona é forma, cor, estrutura, composição: questões claramente ligadas à pintura abstrata e à geometria. A flor funciona enquanto cor e enquanto forma”, acrescenta ela.
Incorporara o emprego de uma palheta agressiva, conjugando traços geométricos e aleatórios da "pintura automática" um empaste de pigmentos sobrepostos. Em alguns momentos Utilizando um pesado empaste feito de borra de café com cola de madeira diluída em água.

O expressionismo abstrato reúne um grande conjunto de manifestações, sendo possível identificar duas tendências principais

. Uma, que se integra na corrente da Action Painting, inclui as obras de pintores como Jackson Pollock, Willem deKooning ou Franz Kline. Nas suas obras, bastante gestualistas, a tinta eralançada diretamente na tela, através de gestos instintivos, onde o acaso e o aleatório determinavam a evolução da pintura

. A outra tendência, a Color Field, mais meditativa ou "mística", integra os pintores Rothko e Gottlieb. Estes artistas exploraram preferencialmente as qualidades tactéis e os efeitos sensitivos da cor e produziram quadros abstratos utilizando poucos elementos, representados com limites indefinidos e relações cromáticas de grande subtileza


De contornos brumosos e esfumaçados, os retângulos de Rothko permitem a interpretação das cores que acentuam a sua aparente simplicidade geométrica. “As harmonias sutis que nascem das vibrações coloridas nos lugares de encontro de tons adjacentes parecem gerar a luz” (Prown e Rose s/d: 177). Os espaços coloridos nunca se tocam completamente, e essa impressão faz com que o espectador se entregue inteiramente à contemplação.
De acordo com Greenberg, “as grandes telas verticais de Rothko, com sua cor incandescente e sua sensualidade audaciosa e simples – ou melhor, sua sensualidade firme – estão entre as mais significativas jóias do expressionismo abstrato” (Greenberg 1997: 89).
Rothko suicidou-se em 1970, em seu ateliê, quando estava no auge de sua carreira artística. 

Nem todos os gestos, no Expressionismo Abstrato, foram amplos, largos e nervosos. Os de Rothko eram calmos, leves, uniformes, não deixavam traços. Com veladuras que permitiam a passagem da luz ou que emanavam através da cor, sua ação se realizava por meio de gradual acúmulo e refinamento da experiência pictórica. Uma tela de Rothko não é uma superfície, mas um ambiente, que envolve o espectador e abre espaço para sua imaginação (figura 17).

A sensibilidade dos expressionistas abstratos no domínio do inconsciente refletia uma vontade deliberada de busca de uma significação universal e também seu desejo de recuperar, em parte, a profundidade, a amplidão e a universalidade da grande pintura dos séculos precedentes, pois os expressionistas abstratos não queriam romper com a tradição, mas acreditavam que deveriam conservá-la viva e dinâmica. 



seus trabalhos também evidenciam como é rico, diverso e ao mesmo tempo coerente o percurso trilhado por Roberta Dacosta .
como marco inicial.É a partir daí que a artista aprimora sua técnica e passa a explorar um sistema análogo ao do expressionista abstrato. A tinta passa escorrer , criando finas epidermes de pintura que sobrepostas na tela formam camadas de profundidade. Esse tipo de procedimento lhe permite um maior controle sobre o processo ....