***

***

Arte Contemporânea




A arte contemporânea surgiu na segunda metade do século XX e se prolonga até aos dias de hoje.  A arte começa a incorporar ao seu repertorio questionamentos bem diferentes das rupturas propostas pelas Arte Moderna e as Vanguardas Modernista.
A  partir dos anos 70 os movimentos mais célebres foram  a Op Art, a Pop Art, o Expressionismo Abstracto, a Arte conceptual, a Arte Povera, o Minimalismo, a Body Art, o Fotorrealismo, a Internet Art e a Street Art, e o  grafiti. 

 A imagem expressionista abstrata, tende a expressar a visão do artista em algum ponto.  Umas das características da arte contemporânea é deixar para os espectadores entenderem do que se trata a imagem, cada um com a sua visão. Pode parecer estranho atribuir o termo “abstração geométrica” a uma pintura tão sensual. Mas como explica a artista, os elementos próprios desse universo mais rigoroso e formal também fazem parte do seu repertório, da mesma forma que aqueles provenientes de campos como a arte popular e arte naiff.

2006 Acrílico sobre Tela (90x70)


O verbo meditar, do latim meditare, freqüentativo de medéri, significa pensar. Pensar, do latim pensare, tem como um dos significados curar, tomar conta, cuidar, de onde a expressão "pensar feridas". Assim, o pensar propiciado pelo pensamento meditante poderá ir além de uma simples atividade mental do sujeito, a atividade julgadora, classificadora e comparadora da faculdade racional, para constituir-se em um caminho capaz de curar. Esse "curar" é o campo de liberdade que nos é possível, não uma liberdade absoluta de um sujeito que escolhe o seu destino, mas a do homem que se abre a outras possibilidades de interpelação frente ao que o encontra.