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Panorama Internacional: O Caminho da Abstração Mais do que traçar um breve panorama histórico da arte, é importante relacionar posturas artísticas e métodos de pesquisa de artistas de renomada potência criativa, empenhados no compromisso de realizar transformações de significativo valor, na busca da expressão como tradução de um pensamento, de um logos íntimo e infinito que dá novo sentido à vida. No espetáculo de pintar como se nunca houvesse pintado, o artista atinge sua plenitude e coloca-se inteiro em seu trabalho. Lança sua obra e a presentifica. Se for bem sucedida, a obra tem o estranho poder de falar por si, toca o observador, sem que se façam necessárias quaisquer justificativas ou uso de palavras. O espectador sai de sua passividade e reconhece na obra o artista. O convite que recebe neste momento é o de ver além do olho, pois tem diante de si uma nova abordagem artística, cujo objetivo é não mais o de mostrar o mundo tal como ele é, mas subvertê-lo, permitindo que a percepção se faça através de todos os órgãos dos sentidos. Essa atitude se verifica e se torna verdade, no momento em que o artista autoriza a si mesmo o uso de uma liberdade criadora pura permitindo que intuição e inconsciente participem do ato criativo. Como a arte não atua apenas no setor estético visual, a modificação se faz sentir nas relações entre homem e sociedade, em sua postura e pensamento


Panorama Internacional: O Caminho da Abstração
Mais do que traçar um breve panorama histórico da arte, é importante relacionar posturas artísticas e métodos de pesquisa de artistas de renomada potência criativa, empenhados no compromisso de realizar transformações de significativo valor, na busca da expressão como tradução de um pensamento, de um logos íntimo e infinito que dá novo sentido à vida. No espetáculo de pintar como se nunca houvesse pintado, o artista atinge sua plenitude e coloca-se inteiro em seu trabalho. Lança sua obra e a presentifica. Se for bem sucedida, a obra tem o estranho poder de falar por si, toca o observador, sem que se façam necessárias quaisquer justificativas ou uso de palavras. O espectador sai de sua passividade e reconhece na obra o artista. O convite que recebe neste momento é o de ver além do olho, pois tem diante de si uma nova abordagem artística, cujo objetivo é não mais o de mostrar o mundo tal como ele é, mas subvertê-lo, permitindo que a percepção se faça através de todos os órgãos dos sentidos. Essa atitude se verifica e se torna verdade, no momento em que o artista autoriza a si mesmo o uso de uma liberdade criadora pura permitindo que intuição e inconsciente participem do ato criativo. Como a arte não atua apenas no setor estético visual, a modificação se faz sentir nas relações entre homem e sociedade, em sua postura e pensamento